terça-feira, 1 de junho de 2010

DMC


Pergunto-me, hoje, se alguma vez fui mais novo do que sou. Talvez pareça que sim, julgando pela superfície de testa à mostra e pela saudável ocorrência de quatro cabelos brancos nos meus largos peitorais. Mas o que me parece a mim é que fui sempre a mesma merda. Salvo seja. Ou nem tanto.

Merda, convenhamos, tem a carga (literal e figurativamente) que lhe quisermos dar. E acaba por ser uma imagem adequada. O que fui sempre – e não contesto este ‘sempre’ na sua mais pura acepção – é, como a merda, qualquer coisa moldável, capaz de se adaptar ao espaço da universal tripa. Qualquer coisa expelida pela existência que é, em si mesma, existência também. Conclusão: tanto sou sempre a mesma merda como também sou sempre o olho do cu, esse lídimo espelho do big bang.

Coíbo-me de vos arrastar de borco para o chiqueiro original – parece-me absolutamente óbvio, face ao exposto, qu’isto é tudo a mesma merda, conceito que não requer, agora, mais contextualização. Eu sempre fui assim, tão ou mais clarificador que um jerrycan de lexívia Javisol.

Mas tinha medo. Lebro-me do o ter, ainda que não consiga apontar de quê (se é que alguma vez que se consegue). Lembro-me de me enxofrar com as celebrações do Dia Mundial da Criança no Estádio Municipal de Tomar. E não era só porque, graças as dou aos meus irmãos mais antigos, eu gostava mais de Stranglers do que da Cândida Branca Flor ou do Avô Cantigas, perenes (mais ou menos, não fosse a Cândida ter optado por ser a filoxera do seu próprio vinhedo) animadores daqueles populares enjaulamentos de menores num relvado manhoso, com direito a um saudável snack-in-a-bag composto, se a memória não me falha, de um paposeco com marmelada, rebuçados à cabazada e batatas fritas. A preocupação nutricionista de quem enchia tais sacos de plástico sempre me fascinou, em particular pela notória ausência de qualquer líquido que aquietasse a sede à mocidade acalorada e açucarada. Adiante... Também não era da desidratação que eu tinha medo.

Havia ali uma atmosfera estranha – milhares de crianças e eu entre o acossado, o sozinho, o “eu se quiser não me ralo” (que tomo de empréstimo com a devida e saudosa vénia) de quem aos 7 anos já queria parecer nonchalant e um sentimento bizarro de que a linguagem me separava do que parecia ser, nos outros e outras, um puro prazer animal em esfolar joelhos na pista de falso tartan. Não, não era nenhum sentido de ‘superioridade’, nem o era bem de inferioridade; era uma inadequação aos grandes números, uma espécie de receio da diluição.

Daquelas coisas que todos temos, se nos quisermos lembrar. Como a quase certeza que carrego que, tivesse a minha mãe rumado mais a sul para me dar à luz, eu seria agora muezin numa qualquer mesquita só pelo gozo de acordar a vizinhança a cantar (nos bons tempos do Fora de Moda, chegou a haver quem me chamasse o muezin de Alfama, com a mesma bonomia que o termo mereceria entre os guardas prisionais de Guantanamo...). Adiante. O que me fascina e ainda não compreendo é como o que pegamos o medo, essa terrível doença, uns aos outros e sem nos preocuparmos demasiado com isso. E ninguém investe em vacinas. E ainda consagramos a espúria realidade em tonterias como o dito “quem tem cu, tem medo”. Quem tem cu já usou fraldas e nasceu sem qualquer espécie de receio...

E isto não tem importância nenhuma, claro. Nada tem, intrinsicamente, importância alguma – nem substância alguma, mas isso já é outra história. Só que agora, a três horas de distância, parece-me parvo que eu não tenha tomado café num sítio que gosto porque não estava ninguém na esplanada e eu “não quis incomodar”; que não tenha tomado café num sítio novo, porreiro, com bom aspecto porque “ainda não vi como é que funciona, se é preciso ir ao balcão ou se vêm à mesa”, e que tenha acabado a tomar café num franchise do demo incarnado numa multinacional suíça, sítio sem ar nem graça mas no qual me sinto bem porque “encaixo no esquema”.

Pergunto-me hoje, e com boa razão, se alguma vez fui mais novo do que sou.

232 comentários:

1 – 200 de 232   Mais recente›   Mais recente»
Bock disse...

Hela, o méistre, cum escafandro.

Já não estava habituado a ler tanto, pelo menos na vara.

'xa cá ver...

Bock disse...

Quem tem cu, tem medo, sim senhor, grande verdade, mas não é menos verdadeira a assunção, que se te aplica que nem uma luva de pelica, de que cu de bêbado não tem dono.

Com tantos pruridos (morais e sociais, entenda-se) para te sentares num café porque ai, e coiso, só posso concluir uma coisa: estás carente de um banho de portugalidade, caralhostafodam, pá! E de uma malga de tremoços, também.

Bock disse...

Foda-se, nunca chego a tempo.






Terceiros.

Zeca Galhão disse...

Eish! Tanta letra e sem bonecos...

Noto com agrado, que o rapaz ainda não ganhou sotaque, mesmo estando desterrado há tanto tempo.
Porreiro porreiro, era o gajo ter escrito esta merda ali para os lados no Nabão, imediatamente antes de rumar a sul, para os tais tremoços e, quem sabe, uma imperial ou duas. Ou mais...

fininhO disse...

è isso tudo, o varreta tá chei de saudades é de emborcar sozinho um garrafão de Capítolo tinto... e depois seja o que Deus Nosso Senhor quiser...

Bock disse...

Ou mais?

No Nabão?

Mais.... mais quê? Maaaaau. Mais Nabão? Só pensas nessa merda, pá.

fininhO disse...

... que cu de bêbado não tem dono.

Bock disse...

E quem melhor do que tu para o asseverar, fininh0!!!

fininhO disse...

... mas o cu do Bock tem vários donos.

Anónimo disse...

Ehhhhhhhhhhhh! O Senhor da Vareta Funda! Ehhhhhhhhhhhh!

Rejubilai!

Bons dias.

Idelerestapostacomgostoqueéoqueeuvoufazer.

chOURIÇO

Bock disse...

Cala-te, palerma.
De cada vez que desatarrachas a boca do gargalo da S. Domingos ou a pirosca do taberneiro onde te dão de beber à razão de um litro de bagaceira (da mais baratinha) por cada 15 broches, só saem disparates.

Bock disse...

Seaforeslerapostacomomesmogstocomquelevasnocuvaisercáumachinfrineiraqueeunemquerover!

Bock disse...

E uma coisa é certa: não vou perder o jogo de Portugal cona Conareia do Norte, pá.

Nem sei como é que deixam aqueles moinantes ir ao Mundial, mas espero bem que levem um valente tareão.

Ou talvez não, na volta o Prof não tem unhas para aquilo.

Fin0, bora ver a bola?

CR9 disse...

Qués ver eu a dar toques com a bola, qués? o quié que qués quieu fassa com a bola?

Anónimo disse...

Belo texto, Senhor da Vareta Funda.

Acho que se pode traduzir esse sentimento na timidez, da qual também eu sofro. É o medo, sim, tens razão.

Abraços aqui do burgo, pá.

chOURIÇO

fininhO disse...

Bock, já conheces a nova bola?

fininhO disse...

"a redondinha, baptizada como Jabulani, que significa ‘celebrar’, na língua zulu, a nova bola tem 11 cores, que representam os idiomas e tribos do país anfitrião. Pesa 440 gramas e é formada por apenas oito gomos (menos seis do que a anterior, a Teamgeist), o que significa menos fricção, maior velocidade no ar e mais mudanças bruscas de direcção. Segundo técnicos da Universidade de Loughborough, a Jabulani reage melhor à água. Enquanto o peso da Teamgeist, utilizada na Alemanha no Mundial de 2006, aumentava 4,5% depois de molhada, a nova bola é totalmente à prova de água."

Bock disse...

Ui, és tímido, môr?


A julgar pela desenvoltura com que negoceias a troca de multas por favobroches pessoais aos colaboradores da EMEL... ninguém diria.

Mas isso agora não vem cá ao caso: em ficamos? É timidez ou é medo, caralho? vocês entendam-se, pá, parecem gajas, foda-se!

booberella disse...

Vareta-san, :)

Estás a precisar de vir ao ocidente e encher-te de tremoços como se não houvesse amanhã, homem.


Bom dia, pipôle. :)

fininhO disse...

SAIBA MAIS


LEI 2 MAS SÓ EM 1872

O tamanho e peso da bola estão fixados na 2.ª das históricas 17 Leis do Futebol, mas não constavam das primeiras regras aprovadas em 1863. Só foi lei em 1872.

68-70

centímetros é a medida nunca alterada da circunferência envolvente da bola oficial de futebol. Em polegadas era 27-28.

410-450

gramas é o peso da bola. Vale 14 a 16 onças. Até 1937, a regra era 13 a 15 onças. A pressão é 0,6-1,1 atmosferas ao nível da água do mar.

MAIS AINTIGA É DE 1540

No museu Smith Art Gallery, de Stirling, na Escócia, encontra-se a bola mais antiga, descoberta no castelo local.

ALTITUDE TORNA A BOLA MAIS RÁPIDA

Um estudo, realizado pela Adidas, revela que a altitude influencia a velocidade da bola. O teste analisou a marcação de um livre a 20 metros da baliza: em Joanesburgo, a 1694 metros, a bola cruza a linha de golo a 126 km/h; em Durban, ao nível do mar, o mesmo remate atinge os 120 km/h ao chegar à baliza.

Bock disse...

Claro que já conhecia, fininh0.
Mas ao contrário de ti, não a conheci bíblicamente e contra a natureza, note-se.

Filipa disse...

foda-se, até que enfim um post em condições.

Bock disse...

Fascinante, fininh0!!!!!




Estou maravilhado!

fininhO disse...

OPINIÃO (que é como o olho do cu, toda a gente tem um)

'É horrível. Parece uma daquelas bolas que se compram no supermercado', Júlio César, guarda-redes da selecção brasileira

'É triste uma competição tão importante ter uma bola vergonhosa como esta', Iker Casillas, guarda-redes da selecção espanhola

'A trajectória é muito estranha. Não gosta de ser chutada', Luís Fabiano, avançado da selecção brasileira

'É muito rápida e fácil de ser rematada, o que é um sonho para os atacantes', Nilmar, avançado da selecçãobrasileira

'É um desastre, para guarda-redes e avançados. É muito instável e difícil de dominar', Giampaolo Pazzini, avançado da selecção italiana

fininhO disse...

"Homenagem a Nicolau Breyner, na TVI, vence 'Achas que Sabes Dançar?'"

Cristiano Sangalo disse...

Nã goisto nades da boila, cuista imainço a meter no cu.

PUÊ-RÁÁÁÁÁÁ-Á-Á, PUÊ-RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ-Á-Á!

Anónimo disse...

Cocas, pá, és parvo.

E isto é uma afirmação redundante.

chOURIÇO

filipa disse...

não é nada. tadinho.

fininhO disse...

tenrinho...

Bock disse...

Actor cómico vence municipais da capital islandesa

A seguir à bancarrota e à erupção do vulcão Eyjafjallajökull, eis que a Islândia volta a ser notícia: o partido do actor cómico Jon Gnarr venceu as eleições municipais de sábado em Reiquejavique, podendo agora tornar-se o novo presidente da câmara da capital.



E tu és parvíssimo.

E tadinha és tu, Filimpa.

Já iam os dois levar na farinheira, mh?

filipa disse...

ai quer dizer, uma gaja desatina contigo, dás coices, uma gaja chama-te uma cena carinhosa, dás coices. afinal?

fininhO disse...

bock, quando é o joga de Portugal contra os Camarões?

Futeboleiro disse...

No mesmo dia em que o Berbigão joga com a Ameijoa

Bock disse...

Não sabes, mom??????????????????





FODA-SE, GANDA ATRASADO MENTAL!!!!!




http://www.marca.com/deporte/futbol/mundial/sudafrica-2010/calendario.html




E não digas que não vais daqui!!!!!



fiLípida, chuchuzinho: não são coices, são marradinhas. Marradinhas de piço.

Filipa disse...

ahahahahah

afinal ele até está por dentro da coisa. da bola, claro.

Bock disse...

É pois aproveitar até dia 25, data em que com gande probabilidade seremos eliminados de vez do campeonato.

A menos que uma vitória (esmagadora, claro) sobre a Costa do Ivório e outra (humilhante) sobre a Conareia do Norte nos permita passar adiante mesmo perante uma derrota (histórica) perante o Bráziu.



BOOOOOOLAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Anónimo disse...

O Cocas transpira homossexualidade: para além de não gostar de nada que seja relacionado com gajas, ainda lhes chama um nome masculino, v.g. «chuchuzinho».

Foda-se.

chOURIÇO

fininhO disse...

foda-se, é lindo este calendário!

mas não é o jogo com a costa do marfil que pergunto... é com os camarões, jogo de preparação...

Filipa disse...

bock, essa merda, vindo de ti, soa quase tão mal como quando falas de gajas.

Bock disse...

Cala-te a continua a mamar.










Isto era com a Filipa, obviamente.


Camarões, só à guilho.

chOURAS: pergunta lá à Filipa se ela não se ia vindo só de ter sido chamada 'chuchuzinho'?

Vai beber chichizinho.

Filipa disse...

ahahahah

este trailarilas tem cá uma piada que nem sei.

achas que sim, pá? chuchuzinho? para além de não fazer ideia de que merda é essa, acho que devias de desistir. não és capaz, admite.

Anónimo disse...

Devias de desistir, não, Pepina.

Toma atenção, miúda.

chOURIÇO

Filipa disse...

não? então? já desistiu?


pá, o fpm?

Bock disse...

Morde aqui a ver se eu deixo.

fininhO disse...

o maronês deve ter ido ver a bola... a casa do sandro.

Bock disse...

Nah.
Deve estar a partilhar uma sopa com o clonito. Com um pouco de broa de Avintes, que sempre alimenta mais um bocadinho.

fininhO disse...

Camarão no Forno com Hortelã da Ribeira
sobre Migas de Tomate à Alentejana


Ingredientes:
Para 4 pessoas

24 camarão 30/40 crus
4 dentes de alho seco
1 dl. de azeite 0,7º
Q.b. sal grosso
Q.b. hortelã da ribeira
7 gr. Cebola

Para as Migas de Tomate

1 Cebola picada
4 Tomates maduros sem grainhas nem pele
10 gr. Pimento verde aos cubos
10 gr. pimento vermelho aos cubos
0,5 dl Azeite 0,7º
Q.b. pimenta branca
2 dentes de alho picado
1 folha de louro
600 gr. Pão de véspera alentejano

Confecção:

Retirar a casca aos camarões deixando a cabeça e o rabo. Colocar uma frigideira ao lume com azeite e alho, quando estiver quente juntar os camarões temperados com sal até corarem, cerca de 3 minutos de cada lado.
Juntar a hortelã da ribeira e levar ao forno cinco minutos.
Fazer as migas de tomate refogando num pouco de azeite a cebola, o alho e a folha de louro, juntar o tomate e os pimentos. Deixar ferver um pouco e juntar o pão seco previamente demolhado, misturar muito bem com uma colher de pau, se necessário juntar um pouco de água e rectificar os temperos. Empratar utilizando uma pequena forma redonda e colocar os camarões por cima, decorar com um ramo de funcho ou alecrim

Anónimo disse...

Correctamente, Pepina, tens de reirar o «de».

Devias desistir, pazinha.

chOURIÇO

Bock disse...

Reira-mos!

Assento da Sanita disse...

O Mestre vive apesar das ameaças do regime de PYONGYANG e escreveu bem. Alvísssaras e abraços. Para todos, mesmos os transsexuais coprófilos e os adoradores de pés calejados.

Bock disse...

Isso deixa-me só a mim de fora. E para te dizer a verdade, com todo o respeito que, como sabes, é pouco, não sei se quero abraços e alvíssaras da tua parte, pá.

Assento da Sanita disse...

Ok. Esqueci-me. E voyeurs fetichistas necrófilos. Daqueles que vão a enterros só para curtir.

booberella disse...

ROTF @ AdaS às 12:33

Bock, pá

Tu salga-os, mazé, quisso está a piorar a olhos vistos.

booberella disse...

Está uma vírgula a mais...

VD disse...

Vareta ehhhhhhhhhhh!



Vou L E R :)

VD disse...

Que cena...

VD disse...

Vareta, deixa-te de mariquices.




Já experimentaste sexo em grupo? :)

Assento da Sanita disse...

E tu? 'Sexo': ainda te lembras?...

VD disse...

Não no contexto mercantil-burguês em que estás habituado a tê-lo/negociá-lo(?)


:)

fininhO disse...

Hoje à 19:25 - Futebol AA: Portugal x Camarões
Jogo de preparação para o Mundial 2010


Bock: onde é que vais ver esta merda?

fininhO disse...

Canal Hot : O Prazer Serve-se Quente
Hoje à 19:25 - sexo em grupo


VD: onde é que vais ver esta merda?

ostia disse...

pios vareta , nem foste mais novo nem vas a serlo, assim que podes ficar como estas, e no te preocupares

e nesse asunto dos bares conacordo contigo e te comprendo porque eu faço a mesmas coisas

toma beijito, menino

Me disse...

Atão, e se é pra ver a bola e comer tremoços, quem leva a vuvu???
Eu perdi a minha da última vez que tive com o Sanitas.

Boas tardes, oh seus branquelasquenãoapanhamsolnemtêmdeirdepenarpatos.

Anónimo disse...

Isto aqui é só cromos, pá.

chOURIÇO

fininhO disse...

tu ainda vens com cola de farinha agarrada às costas...

Anónimo disse...

Que símbolo é aquele ostentado pela vaquinha memé?

Uma ostra com uma pérola?

chURIÇO

Anónimo disse...

Foda-se, que já nem sei assinar em condições, caralho...

chOURIÇO

fininhO disse...

chURIÇO é bom, pá... devias passar assinar chURIÇO

Me disse...

Oh, chURIÇO,
é o novo logo do berloque...
OMQ....

parece uma hamburguesa... comida... tasco... tás a baitar a coisa? não?

temos pena.

(chURIÇO fica muito melhor, pá. acredita)

fininhO disse...

méééé, de que côr é a tua vuvuzela?

fininhO disse...

dix. vulvuzela

booberella disse...

Não troquem os bês pelos vês, ok?

chOURAS,

FicasteS nervoso? :D

fininhO disse...

bulbuzela

Anónimo disse...

OMQ?

Oh My Quelito?

Isso não deve passar de um exercício de onanismo da tua parte.

Mas o berloque não tava acabado?

Com um ponto final?

Ah, tantas perguntas, pá!

chOURIÇO

fininhO disse...

bulbuzella

fininhO disse...

sim, com menos questões já tavas era a enfardar que nem um porco

Anónimo disse...

Nervoso com o que, exactamente, boobies?

Ainda não me mostraste os teus atributos físicos, pá, há alguma coisa para ficar nervoso?

chOURIÇO

fininhO disse...

teatro na educação sexual

Bock disse...

chURIÇO é muuuuito bom, pá.


Bubardela, salguei-os no sábado e salguei-os no Domingo, pá.
À tripa forra.


Por falar em forrar a tripa, agora lembrei-me cá de cenas...

Mas enfim, adiante, mudemos de assunto: A tua vuvuzela, está a bombar?


VD estás a sugerir que o ADAS devia confraternizar com ciganas em moldes idênticos àqueles com que tu confraternizas com ciganos?

Esqueces-te das diferenças abissais, colossais, 180gradais, de comportamento entre géneros chez a espésse cigana???

hã?

Anónimo disse...

Hã?

Cabrão.

chOURIÇO

Bock disse...

bom esqueci-me do facto de o AdaS poder não ter interesse em ciganas, mas só em ciganos, claro.


Um cenário bastante plausível, aliás.

Anónimo disse...

Alguém viu um dos meus namorados?



chURIÇO

Anónimo disse...

Esqueceste-te do óbvio.

Nem ponhas a questão no condicional.

chOURIÇO

Anónimo disse...

Olha o parvo do quase quelone.

chOURIÇO

fininhO disse...

O Óbvio é o teu novo e único namorado?

fininhO disse...

ai o caralho! mas estou a falar contigo ou com um clone?

Óbvio disse...

Ai churiçinho meu lindo!

Bock disse...

Hã?
CABRÕES!

sandro disse...

Maronês, aquela merda da semana passada não era eu, ah! AH! TÁS A LER ISTO Ò AMIGO? eu sei que estás.

























O cabrão do Clonito esbricinou-lhe a pei... oh, o nickname todo!









































ahahahaahahahahahaahahahahahahah

booberella disse...

Never mind, chOURAS.

Quando falaste em atributos físicos, isso era para mim? :O

Bock,

Quando perguntaste pela vuvuzela, isso era para mim? :O

Oxigenei.
E estou cheia de bules e com vontade de andar à estalada com mulheres que não são assistidas regularmente pelo padeiro. :|


PS - Também as salguei o fim-de-semana todo e tenho um bronze que o comprova. :P Mas tu precisas de salgá-las mais, pá.

fininhO disse...

(bem me parcia que andava aqui bicho)

booberella disse...

PPS - O meu post scriptum é, como é evidente, para o Bock.

Bock disse...

Pá, your wish is my command, traz-mas cá que eu salgo-tas.

fininhO disse...

a tua voovezella tá côr de bronze?

Bock disse...

Bicho e carunchoso.


Ca noijo.

Pior que o Sandro, só mesmo um ataque de formiga branca.

Anónimo disse...

É isso mesmo.

chOURIÇO

Anónimo disse...

Boobies, pá, não percebi essa de teu poste escrito ser para o Cocas. Poderia haver dúvidas aonde?

E sim, os atributos físicos de que falavamos á atrasado (esta mesda desta expressão faz-me lembrar a paralisia cerebral ou cona que o valha) eram os teus.

chOURIÇO

fininhO disse...

bom, vou ali enfiar o nabo num pacote de sal... tanta conversa com "vou salgá-los, vou salgá-las, já os salguei... "
sempre quero sentir que prazer é esse que voc~es tanto falam...

Bock disse...

chOURAS, tás a ver se pintas a tripa à bubardelas?

Anónimo disse...

Soares sobre apoio do PS a Alegre
"Sócrates cometeu erro grave, que poderá ser-lhe fatal"

Estava à espera disto.

chOURIÇO

Bock disse...

fin0, ahahahahahaha

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAH, fin0!

Achas, Cocas?

chOURIÇO

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAH, fin0!

Achas, Cocas?

chOURIÇO

Bock disse...

...disto, o quê, chURIÇO?


Das bocas ressabiadas do Chechas ou de o Sócras cometer (como qualquer ser humano que se preze!!!)um erro?

Explica-te, pá!

Seja como for, tenho a dizer que, agora sim, o já longo reinado da rosa está, mais rápida que lentamente, a chegar ao seu termo.

Também, algum dia tinha que ser, não podem ser sempre os mesmos a roubar, o gamanço tem de ser distribuído para outros quadrantes. anda aí muito construtor, e concursante público a cghuchar no dedo desde o Cavaquistão, caralho!

Bock disse...

Por acaso, chURIÇO, não acho, mas desde quando é que tu ligaste alguma coisa ao que acho ou deixo de achar?

Se ligasses já tinhas ido para a cama com uma mulher, foda-se!

Anónimo disse...

Da reacção do Marocas, conadamana.

Sabes que prezo pouco a tua opinião, Cocas.

Citando o velho amigo(?) Fodósofo:

És um bom amigo. Simples, mas um bom amigo.

chOURIÇO

Bock disse...

Com todo o respeito, chURIÇO que, como estás fartinho de saber, é muito pouco, já estava à espera que estivesses à espera. É que quem espera, desespera. Não era?













(quem é que tem terra no cu?)

Anónimo disse...

Portugal regista novo recorde com 595 mil desempregados

Pergunta agora quem é que te enterra no cu. Aposto que já sabes quem é.

chOURIÇO

fininhO disse...

595 mil desempregados!!! CAMBADA DE CALÕES! VÃO MAZÉ TRABALHAR!

ostia disse...

595 mil? eso es una gota en el oceano


quem é que te enterra no Q?
é guapo?

ostia disse...

os amais? o é so vicio?

ostia disse...

4.5 millones.
que é o que te enterran no Q ?




un portaaviones

Bock disse...

Que fácil é ser do contra e mandar bocas, chURIÇO. Acaso nos outros países não há colhões de desempregados também? acaso Portugal não é, segundo consta, um dos países da Europa com os apoios ao desemprego mais duradouros?

Anónimo disse...

Ostiazinha, 596 mil são mais de dez por cento da população activa.

Percebo que vocês tenham 20%, mas nestes anos todos têm ganho muito mais pasta do que nós.

Aqui são 596 mil pobres que antes eram um pouco menos pobres. Mas, ainda assim, pobres.

chOURIÇO

Bock disse...

Olha, o discurso da vítima coitadinha, pareces mesmo o (teu amigo???) Sócras, pá!

Anónimo disse...

Não fui eu que prometi criar 150 mil empregos numa legislatura. Quando ainda não tinha havido a hecatombe internacional.

O seu a seu dono, Coquinhas.

chOURIÇO

Bock disse...

Ma és tu que estás com o discurso da vítima coitadinha.

E és tu que estás a largar atoardas quando sabes perfeitamente bem que, independentemente de todas as merdas que este Governo fez, por muitro bem que se tivesse comportado, nunca teria conseguido evitar a actual crise, pá.

E isto sem os querer defender que eu cá sou cada vez mais pela Anarkia!

Anónimo disse...

Tira a rosa do cu, Cocas.

Volto a dizer que a única coisa que este Governo fez bem foi a desborucratização de alguns processos.

Ora aponta lá aí as virtudes deste Governo, que é para eu me inteirar, ó sachavôr.

chOURIÇO

Anónimo disse...

*desburocratização, cona.

chOURIÇO

Marido do chURIÇO disse...

o nosso casamento, môr.

Anónimo disse...

Ainda não há um mês: «nunca irei combater o défice com o aumento dos impostos».

Hoje: aumento do IRS e do IVA.

É só um piqueno exemplo.

chOURIÇO

Bock disse...

Pscht, cala-te.

como está bem de ver este Governo desburucratizou alguns processos, pá!

toda a gente - inclusive qualquer atrasado mental - sabe isso, CARALHO!

Anónimo disse...

Hã?

Cabrão.

chOURIÇO

Bock disse...

Cê-Dê-Ú!

Cê-Dê-Ú!



Cê-Dê-Ú!

fininhO disse...

Xutos!

Xutoa!

Xutos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só desconversas, cona.

Vê lá se o Chico Buarque também pediu para te conhecer...

chOURIÇO

fininhO disse...

então onde é que andam as gaijas, cona! certeza de terem algo que contribua superiormente para esta conversa...

fininhO disse...

meme, fifi, bubu... onde se meteram?

Bock disse...

Ui, passas o dia a malhar no loucinhas, mas quando te convém vens logo todo babado e lampeiro agarrar nas coisas que ele conta.

Uma história lastimável, na verdade.

bock disse...

E já agora: o que é que eu tenho a ver com essa história do Chico Buarrrqui?

Vê lá, pá, se é para colar alguém à imagem do nosso 1º, com base nas semelhanças de comportamentos, tu estás bem mais qualificado que eu, hã?


(e mais não digo, que eu não sou de intrigas e muito menos de maldicências)

Anónimo disse...

Maledicências, colhanito.

E vai colar mas é páginas da Gina com gosma.

Não sei nada do Loucinhas, apenas li umas coisas nos jornais.

chOURIÇO

Bock disse...

Isso, pracaso estava na dúvida. Não mereces, mas levas um obrigado.

E sim, isso foi divulgado pelo Loução no feicebroche. E também não mereces, mas antes que me vilipendies ou questiones sobre como cheguei a saber do facebroche do nosso Enver Hoxha de fancaria, digo-te já que soube-o por intermédio da página de uma nossa amiga comum muito dada a conviver intensamente com essa gentalha.



Anarkia ou morte.

Anónimo disse...

Morte, definitivamente. Pode ser que tenha um regime político mais favorável. ou mais despótico, sei lá.

chOURIÇO

bock disse...

ya, mom.

*Ploc!*

Anónimo disse...

O episódio teria sido normal, não fosse o gabinete de Sócrates ter dito, inicialmente, que o encontro tinha sido pedido pelo cantor - o que se provaria errado quando Chico Buarque disse ao Público que não tinha sido assim. O que Sócrates quis garantir é que se tratou mesmo de um erro dos seus assessores e não dele. De resto, numa conversa informal, na noite de sexta (antes do desmentido), relatada por um jornalista da comitiva, Sócrates já tinha apresentado a versão correcta.

isto é do DN, não tem nada a ver com o Loucinhas.

chOURIÇO

ostia disse...

anrkia y una tia cada dia

lido num wall cualquer en españa años 70

Bock disse...

:D

Anónimo disse...

Isso, isso!

A ostiazinha é que a sabe toda.

chOURIÇO

Bock disse...

Bistes como tu sabes?

booberella disse...

Não sei o que p'rái andaram a conversar, mas coisa boa não deve ter sido...

Allez hop! :)

ostia disse...

chOU aqui muitos dos desmpregados sao inmigrantes, no tenian patrimonio nem ahorros y de golpe son muy pobres.
hoje tenho visto um gajo que era repartidor con camiao e agora pide limosna na porta do supermarket onde antes iba a llevar cosas, e tem filhos pequenos e se te parte el alma de estas coisas

joer
ostiaputa
e todas as palabrotas que pueda decir son pocas

mientras os politicos e subsecretarios que aqui ha muitos, por causa das comunidades autonomas, cobrando mucho dinero, demasiado


muy mal

ostia disse...

ps que pasa con chico buarque ?

2º ps: es de holanda, en serio?

Anónimo disse...

Tienes razón, mujer.

Por aqui és la misma mierda.

Pero ahi los diputados han aceptado bajar sus salarios en un diez por cen. Y mira que ganan menos 250 pelas que los nuetros diputados. Y aqui hay un señor mayor - corrupto - Almeida Santos - que va siempre quejandose que los diputados ganan mal.

Hijoputa.

Cabron.

Besitos, wapa.

chOURIÇO

Anónimo disse...

Que nuestro primer ministro hay ido a Brasil y se hay encontrado con Chico Buarque (de Holanda) y su Gabinete hay dicho a la comunicación social que tenia sido Chico Buarque que habia querrido conocer el primer-minisro de Portugal

Bueno, la verdad és que Chico Buarque (que su ultimo nombre és «de Holanda») ha dicho la verdad a los periódicos: quién quizo conocerlo fué el Socrates ese.

Aqui hay mucha Propaganda. Tanta que haria el Ministro de Propagande de Hitler tener verguenza.

chOURIÇO

ostia disse...

o sea que de holanda no es el pais de origen? bem me parecia que o sotaque do gajo não era holandês

me encanta cuando falas español , falas melhor do que o socrates

achas que ser un señor mayor lo hace mas responsable?

e otra coisa mais eu queria era conhecer Luis Figo , pero ele nao sei si quer conocerme a mi


necesito un gabinete de comunicacion ?

Anónimo disse...

Pués si quires conocer a Figo solo tienes que tener 300 mil euros.

Pesetero! Pesetero! Pesetero!

:P

Bueno, si me dices que hablo mejor que Socrates, creo que lo voy a pasar mal...

chOURIÇO

Anónimo disse...

Posto isto, hasta mañana.

chOURIÇO

VD disse...

Tá a acordar...

ósCAR ALHO disse...

tens a boca seca VD e isso complica as nervuras, vai fazer um gargarejo com hextril

fininhO disse...

cum caralho, essa cena do xico mais o paneleiro do 1º é muuuuito importante! caralhos vos fodam... tal e qual aqueles que fodam o 1º e o outro palerma da holanda!

Bock disse...

Pois, pá.

É largá-los todos, a caminho do mundial, no konalahari.

E depois é questão de ir ver a bola.

Puta que pariu a esta merda, pá.

booberella disse...

Ina, pá, que má disposição...

É sexta-feira!

Bom dia. :)

Anónimo disse...

Não é importante, apenas demonstra à saciedade a punhetice pegada de país onde vivemos, onde o que conta são as estatísticas e a imagem.

Foda-se, ainda colam a imagem dos fatinhos e das gravatinhas à Direita, como se isso é que importasse.

Importa mas é um caralho.

País de merda, em que o que conta é ter gente com equivalência ao nono ano sem saber ler nem escrever, ou gente que tira o 12.º ano de escolaridade porque tem uma experiência de vida para o demonstrar. Sem provas decentes nem um caralho.

Bah, ide todos mas é para Espanha, que é o que andaram a dizer - até aqui - há menos de três anos.

«Ai, quem me dera ser espanhol! Ai, quem me dera que os Filipes tivessem ficado por cá!»

Fodam-se todos e vejam mas é a Vida do Condestável Nuno Álvares Pereira - esse sim, imbuído do espírito da Pátria e da Nação.

Ah, colhões de país que temos.

chOURIÇO

Anónimo disse...

Bons dias.

Idetirarononoanoàforçadepauladas.

chOURIÇO

booberella disse...

Reitero o que disse.

Anónimo disse...

Reitera o que quiseres.

estás contente porque amanhã há um feriado. É legítimo.

Mas porra para esta merda toda. É só isso que te digo.

vhOURIÇO

VD disse...

"imbuído de espírito de pátria"?
Pareces o Chavez :p

bock disse...

reiteras ou retiras?

Por falar em retirar, acho que o chURIÇO tá a precisar de meter. ou, mais concretamente, que lhe metam.

Que raio, pá, desmargura-te, cona. Se não aguentas mais de 3 dias sem levar na bolha, pá, que se foda, vai levar na bolha, vai mamar emélicos sarrafos, caga lá na cena da incontinência na 3ª idade, nos ebntretantos pode aparecer aí algum engenheiro de corpos que arranje maneiras de te reapertar a bufa, pá!

Quando o PSD ganhar as eleições e se chegar a meio da primeira legislatura, a cena vai ser exactamente igual! E depois, como é que vai ser? Vais falar mal cona mesma desencvoltura com que falas agora?

Pá, venha de lá essa queda do Governo, e metam lá o coirão o PPC no poder, só para ver se paras de refilar, cona!!!!!!!!

FODA-SE!

VD disse...

Coirão e bem coirão.

Ainda o ano passado andava na mantarrota de toalhinha ao ombro, com ar de looser, e agora já dá ares de chefe de estado...

Bock disse...

O que é que andar na manta coisa de toalhaq às costas tem a ver com ser ou não ser loser, caralhostafodam, pá?

VD disse...

Eu bem vi o ar do gajo... Não é que não estivesse papável, mas que estava com ar de loser, estava...:D

Anónimo disse...

vai pò caralho, Coquinhas.

Só uma aventesma é que não vê o nosso país a afundar-se e a perder os valores mais básicos. Queres um exemplo prático? Um deputado gama gravadores de jornalistas na AR. está documentado. Niste alguma acção penal ou reprimenda política? Não, pois não?

Pò caralho, pá.

Sim, si, é a altura ideal de põr lá o Passos Coelho.

Como de costume, claro. O PSD aparece quando, nomeadamente, o país já teve trezentos governos constitucionais que caíram e está à beira da bacarrota; o país está de tanga; o país está a atravessar uma crise política, económica e social.

Achas estes cenários atraentes?

Quem achas que os criou? Vou dar-te pistas: Marocas, Picareta Falante e Sócras. Diz-te alguma coisa?

Pois...

chOURIÇO

Anónimo disse...

A propósito,
alguém sabe se a proposta do BE para a possibilidade de podermos mudar de sexo sem operação passou no parlamento?
Estou interessadíssima no assunto. Detesto facas mas pretendo que me chamem Ivone.
Ivone ou Ivete, ou Céline, Janete, Maria Eduarda... sei lá...
Qualquer nome bonito...


brATWURST

Bock disse...

@urbandictionary.com:

A looser is a loser who can't spell "loser".

;)
Anyway: o PPC é só mais outro coirão. Tudo o que nasce e cresce à sombra das máquinas partidárias, nomeadamente das putas das jotas, essas fábricas de intrujões, interesseiros e gatunos, nasce torto e enfermiço.

Querer que um desses coirões seja uma gajo sério, responsável e honesto é como, e nas palavras de um ilustre jurisconsulto de que agora não me lembra o nome, querer endireitar a sombra da vara torta.

Embora a especialização costume ser vantajosa na maior parte das áreas do saber, na política é claramente uma menos-valia.

Prrrrop!

bock disse...

Vai-te cozer, chURIÇO, andamos sempre no mesmo. Já pareces o Graça Moura com o 'votaram neles, agora chafurdem na vossa própria merda'.

Se o PS é assim tão mau e o PSD é assim tão bom, porqu8e é que a situação não é ao contrário?

E mesmo que não fosse, se o capital ideológico, técnico e humano do PSD é assim tão bom, porque é que a coisa chegou tão baixa sem que nos entretantos tivesse aparecido o partido da setinha a remediar os males do país? Sim, porquê?

Se é assim tão claro que o PS é um bando de corruptos e facínoras e o PSD um agrupamento de gente virtuosa, porque caralhos é que as coisas andam todas ao contrário?

Ah, já sei, é porque o povo é estúpido e ignorante.

e portanto não há volta a dar.

Talvez com uma Junta(zinha) de Salvação Nacional. Vamos a outro 28 de Maio, caralho.

e repara: não é que eu não ache (descontando os efeitos inevitáveis da recessão mundial) que este Governo fez merda e está desgastado: fez merda e está a cair da tripeça.

O que contesto é que tu sejas capaz de acalentar algum tipo de esperança de que com o PSD a coisa será diferente. É tão ingénuo da tua parte, pá, que até dói.

Mas prontos, pá, fica-te lá com os teus lirismos, tens todo o direito a viver na ilusão!

Loreta aka AdaS disse...

Este é o meu novo eu. Passem-me a chamar Loreta, sff.

Bock disse...

Loreta, há quanto tempo é que tens greta?

Bock disse...

Desde quando é que para ti - Oh Loreta - o onanismo deixou de ser sinónimo de bater à punheta?

VD disse...

Loooooooooser e bem loser.
Quando penso no que ganha a Judite de Sousa, e no que eu ganho, e no que eu peno para ganhar o que ganho, e no que ela curte à pala do que eu peno... enfim...

Assento da Sanita disse...

Isso não tenho. É só para quem curte travestis mal depilados mesmo.

VD disse...

Qualquer dia faço uma loucura. Vou a uma reunião sindical :D

Bock disse...

Ui, maluuuucaaaaaaaaaaa!
Não te esqueças de engordar mais e usar uma camisa aos quadrados. e calça de ganga com um pente de massa na algibeira de trás.

Calça sapatos de vela ou mocassins.

E encurta o cabelo.

Em suma, tenta ganhar um certo ar de fufa camio, perdão, sindicalista.

chUIRIÇO, o AdaS está a fazer convites, pá. catrapisca-te o olho a toda a hora e tu nem água vai nem ága vem. Se não te conhecesse diria que não queres que te comam a patanisca.

fininhO disse...

sexo em grupo... VD.

Anónimo disse...

Por falar em ganhos mirabolantes, atentai no conteúdo deste meile que me mandaram:

Ora cá vão uns salariozitos de remediados:
(PODE NÃO PARECER, MAS SÃO VALORES MENSAIS!!!!....)
-Mata da Costa: Presidente dos CTT, 200.200 Euros
-Carlos Tavares: CMVM, 245.552 Euros
-Antonio Oliveira Fonseca: Metro do Porto, 96.507 Euros
-Guilhermino Rodrigues: ANA, 133.000 Euros
-Fernanda Meneses: STCP, 58.859 Euros
-José Manuel Rodrigues: Carris 58.865 Euros
-Joaquim Reis: Metro de Lisboa, 66.536 Euros
-Vítor Constâncio: Banco de Portugal, 249.448 Euros (este é que pode pagar mais IRS)
-Luís Pardal: Refer, 66.536 Euros
-Amado da Silva: Anacom, Autoridade Reguladora da Comunicação Social, ex-chefe de gabinete de Sócrates, 224.000 Euros
-Faria de Oliveira: CGD, 371.000 Euros
-Pedro Serra: AdP, 126.686 Euros
-José Plácido Reis: Parpública, 134.197 Euros
-Carlos Coelho: Caixa Montepio, 69.110 Euros
-Vítor Santos: ERSE, Entidade Reguladora da Energia, 233.857 Euros
-Fernando Nogueira: ISP, Instituto dos Seguros de Portugal, 247.938 euros (este não é o ex-PSD que se encontra em Angola !! )
-Guilherme Costa: RTP, 250.040 Euros
-Afonso Camões: Lusa, 89.299 Euros
-Fernando Pinto: TAP, 420.000 Euros



-Henrique Granadeiro: PT, 365.000 Euros

E ainda faltam as Estradas de Portugal, EDP, Brisa, Petrogal, todas as outras Observatórios e reguladoras ... Vilanagem É um fartar enfim! E pedem contenção!!
Imaginem o que é pagar um Subsídio de férias ou de Natal a estes senhores:''Tome lá meu caro amigo 350.000 € para passar férias ou fazer compras de Natal''.
E pagar-lhes esta reforma ... É no mínimo imoral e no máximo corrupção à sombra da lei ... Até porque estes cargos não são para técnicos, Mas são de nomeação política .. É isto que lhes retira toda e qualquer credibilidade junto do povo e dos quadros técnicos.

TUDO NOSSO DINHEIRO QUE ALIMENTA ESTE BANQUETE, ONDE A CRISE NÃO BATE À PORTA E Onde há aumentos PARA SEMPRE Amigos
PODE NÃO PARECER, MAS ESTES SÃO VALORES MENSAIS!!!!....

E AdaS, vai colocar palavras na boca dos variadíssimos caralhos que te preenchem o recto.

chOURIÇO

bock disse...

Epá, tens razão chURIÇO. Isso é tudo uma caVala dos malandros socialistas para levarem o país à bancarrota.

Felizmente, a mama está a cabar e quando o sol da terra voltar ao poder não mais abusos destes vamos ver! Nem destes nem doutros. Até os padres vão deixar de abusar das criancinhas!

Já estou - ansiosamente - em count-down.

Assento da Sanita disse...

Eu? Nem me referi a ti...(ainda) Estás confundir. Traz mas é a tua mini-saia e o top-leopardo à liça e deixa-te de merdas.

Flesha Gorda disse...

...Flash!




Ah! Ahhhhhhhhhhhhhhh!





Savior of the universe!

Anónimo disse...

Caralhos te fodam, Cocas.

Mas onde é que eu disse que isto era exclusivamente culpa do PS, cona?

estou é a dizer que este país já não tem valores morais nem éticos.

Vai apanhar na belfa, ó namorado do Ricardo Rodrigues!

chOURIÇO

Bock disse...

Quem é esse cabrão, cabrão?



Vai tu, pederasta!























(é giro, ao menos?)

Anónimo disse...

A impunidade parlamentar

Desde tempos imemoriais que corre por aí a ideia de que a justiça portuguesa só condenaria certas criaturas se estas fossem apanhadas em flagrante e, a título de brinde, confessassem o crime por iniciativa própria e simpatia. Era boato. O caso do deputado Ricardo Rodrigues e dos gravadores da revista Sábado mostra que nem assim.

Recapitulemos. O entretanto célebre sr. Rodrigues foi filmado a meter literalmente ao bolso os ditos gravadores e a fugir com eles. Não satisfeito, afirmou orgulhosamente à imprensa que, de facto, "tomara posse" dos aparelhos. De então para cá, tudo o que lhe aconteceu resume-se às palmas dos seus colegas da bancada socialista e a única sentença que ouviu saiu da extraordinária boca do líder da bancada Francisco Assis: "Ninguém o pode julgar."

Poder, teoricamente, até há quem possa. Mas, apesar da queixa da Sábado, a mera audição do sr. Rodrigues no DIAP depende pelos vistos do levantamento da imunidade parlamentar. E no Parlamento, aliás o local do roubo, o julgamento político nem chegou a existir, por recusa de PS, PCP e Bloco. Quase um mês depois, os gravadores continuam desaparecidos, pelo menos dos legítimos proprietários, e o sr. Rodrigues continua à solta em São Bento, onde apenas o CDS tentou arrancar-lhe, em vão, um pedido de desculpas.

Como o sr. Rodrigues, o episódio é pequenino. Já a lição que ambos encerram não é. Infelizmente, não adianta aprendê-la: o nojo adequado a uma classe política que tolera ou até abençoa a prepotência e o puro roubo enquadra-se, parece, na categoria do "populismo", um delito que se não dá cadeia também não dá direito a aplausos entusiasmados dos representantes da nação. Pobre nação.

chOURIÇO

VD disse...

Pois, e agora para nos calarem a boca, enfiam-nos com a bratwurst do PPC, esse derivado de gorduras animais fabricado de encomenda pela salsicharia social-democrata.

Há lá coisa mais democrática que uma salsicha? Mais alimentícia e polivalente? E com ovinho estrelado então...

Loreta disse...

Flesh Gorda, bora zumba, Zumba?

Bock disse...

Tens razão, mais uma vez, chURIÇO: é também culpa dos independentes que fizeram panelinha com o socialistas. E do paneleiro que anda agora a roçar o cu na bancada do PS, sim, aquele sensível que acha que os homens devem casar.

Uns com os outros.

a culpa é desses gajos.
é deles é que é a culpa.

Assento da Sanita disse...

A represntação da Nação exige dignidade e esta sempre custou dinheiro.

Bock disse...

ah, então o Ricardo é esse, o tal, do aproprianço especial...

Tá certo.

Não é coisa que me tire o sono. Quero é que eles se fodam todos.

Foi giro ver-te a meter a esquerda e o centrinho moderado todos no mesmo saco.

...é como queijo na ratoeira, como já dizia a outra, e bem.

Vai por mim, chURIÇO: Anarkia.

Flesha Gorda disse...

zumba, Zumba?


Mhhhh....não.


















Ainda se fosse Zumba, zumba...!

Anónimo disse...

Colhões, pá, o artigo não é meu.

Toma mais: agora o tema é o TGV.

Um estudo do ISEG apurou que, em vinte e sete anos, as três linhas do TGV permitiriam reduzir as importações de petróleo em 1700 milhões de euros. Dado que o estudo foi uma encomenda da RAVE, a empresa pública encarregue da alta velocidade, a isenção do mesmo está assegurada. Resta-nos constatar, entre o pasmo e a alegria, os seus resultados.

Sob qualquer perspectiva, é óptimo que se economizem 1700 milhões de euros nas três linhas hipotéticas ou uns 300 milhões na meia linha já adjudicada. Não importa que a construção daquelas fique por oito mil milhões e que o pedacinho Poceirão-Caia custe 1400 milhões (fora derrapagens e manutenção). O fundamental é que, de acordo com o referido estudo, as consequências da poupança chegam em menos de trinta anos, ao passo que as consequências da despesa talvez não cheguem nunca, principalmente se o País fechar por falência entretanto.

chOURIÇO

Zeca Galhão disse...

Foda-se, Chouras.
Um dia escorrega-te o almoço pelas pernas abaixo, tal é o buraco que a úlcera te vai fazer no estômago.
Que azia do caralho, pá!
A malta sabe que está tudo fodido e que tens o direito à indignação, mas a continuares desta maneira, um dia és agarrado e levado para o hotel rosa da Av. do Brasil...
Tem calma, méne!

fininhO disse...

O CULPADO MOR DO PORTUGAL ACTUAL DÁ PELO NOME DE ANIBAL CAVACO SILVA...

VD disse...

Fininho, não tenho culpa se a minha imaginação deriva para um cenário yourcenariano onde o Vareta fuma estendido numa esteira o seu narguilé, enquanto duas ou três vitenconguitas tratam de lhe espantar as moscas com um abanico...:D

Assento da Sanita disse...

Que bom. Como não há guito para a terceira travessia, vamos de 'carreira' de Lisboa ao Poceirão.

fininhO disse...

... CAVACA, CAVA, ESCAVACA... TUTA DA FAMILIA DA VACA

Bock disse...

Ou isso, pá, ou isso.


Esse coirão tem muito mais que se lhe diga do que pode parecer.

Ao pé dele o chechas é um menino.

Anónimo disse...

É só um retrato da realidade, Galiano.

Nem estou especialmente chateado, uma vez que quando isto abrir falência vamos ser finalmente apropriados pelos espanhóis, como V. Exas. tanto desejaram.

A História devia ensinar-nos alguma coisa, uma vez que é cíclica.

chOURIÇO

Assento da Sanita disse...

Uma carreira do Ricardo Jorge com paragem em Fernão Ferro, Pinhal de Coina, Laranjeiro, Pinhal Novo, Pinhal de Coina outra vez para almoço do motorista, Poceirão.

Anónimo disse...

Não deves conhecer a verdadeira história do Chechas e da eEmáudio, pois não?

A descolonização não te diz nada, pois não?

chOURIÇO

Assento da Sanita disse...

Eduardo Jorge, porra, onde estão as pilulas de alho Rogoff. Ah estão aqui no soutien.

Assento da Sanita disse...

Em vez desses temas fracturantes não queres antes falar do casamento gay?

VD disse...

E o Alto da Guerra? Tomei muita bica no Café Juventude(:D:D) enquanto esperava que a passagem de nível abrisse!!!

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 232   Mais recente› Mais recente»