segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ANAIS DA MEDICINA OITOCENTISTA - II



'Úlcera - Solução de continuidade das partes molles, com perda de substância, mais ou menos antiga, acompanhada de corrimento de pus, e entretida por um vício local (...) Há três grandes classes de úlceras: 1º As que dependem de affeccção geral, de alguma diathese; são as úlceras syphiliticas, escrophulosas, escorbúticas, que se desenvolvem nos indivíduos inficionados pela syphilis nos escrophulosos e durante o curso do escorbuto.

(...)

Úlceras callosas. As margens são espessas, proeminentes, esbranquiçadas ou cinzentas; o fundo é rubro, duro, liso; o membro inteiro está engurgitado.

Úlceras fungosas. Distingem-se pela exuberância das carnes esponjosas. Estas são pallidas, molles, chatas, às vezes sanguentas.

Úlceras atónicas. Superfície lívida, pállida, que fornece um pus seroso, sem consistência, margens despegadas, pelle vizinha secca, enrugada, coberta de escamas epidérmicas.

Tratamento.

U. callosas - Cataplasmas de linhaça ou de fécula. Tocar todos os dias as callosidades com pedra infernal.Ás vezes não basta a cauterização: é preciso excisar as callosidades. Comprimpir com tiras de encerado commum.

U. varicosas. As ulceras varicosas das pernas tratão-se pela compressão com tiras de encerado. Sobrevindo hemorrhagia, aplicar primeiro uma chapa de isca sobre a ulcera e por cima da isca uma ligadura circular, desde os dedos dos pés até ao joelho. Em cada curativo limpar a ulcera com água de Labarraque misturada com água e aguardente camphorada.

U. fungosas. Polvilhar com pedrahume calcinada ou cauterizar com pedra infernal. Lavar com água de Labarraque, com solução de chlouroeto de cal.

U. atónicas - Excisar as margens despegadas. Empregar as aplicações seguintes: Solução de chlorueto de cal, água de Labarraque, ceroto simples, ceroto de espermacete, ceroto de saturno, glycerio phenico, fios molhados em água phenica, unguento digestivo animado, glycerio de iodureto de potassio iodurado, pós antisepticos, lavatório de rosas rubras em vinho tinto, alumen calcinado, solução de azotato de prata.Tirar os vermes que existem
às vezes nas úlceras, por meio de cuidados de asseio, impedir a sua reprodução.'

(fonte: CHERNOVIZ, P.L.N. (1874) Formulário ou Guia Médica, 1252 pp. Rio de Janeiro.)

13 comentários:

Dum Dum disse...

Primeiro...
e não só sou o primeiro como o único durante as próximas horas.

Ainda não li o que acredito ser, + 1 x, 1 fabuloso texto do Adas, porque já é muito tarde, a noite vai quase no seu fim e estou quase a ir dormir. Adivinho que a temática destes textos do autor suscitem inesperadas lubricidades e depois posso ter sonhos úmidos ou mesmo aquosos e 2010 já está a ser úmido e aquoso o suficiente.

Hastamanhanha!

Efe disse...

Hastamanhanha? ahahah. Porco!

fininhO disse...

"Apresentador processa formato da RTP 2

O apresentador de ‘Você na TV!’, da TVI, vai processar o programa ‘5 para a Meia-Noite’, da RTP 2, comandado por Filomena Cautela na passada segunda-feira, por, num questionário à pergunta ‘Quem é a melhor apresentadora portuguesa?’ a resposta certa ser Manuel Luís Goucha, o que ofendeu profundamente o apresentador."

Efe disse...

Profundamente!

Assento da Sanita disse...

Ah ah ah ah. Não se faz.

Efe disse...

Eu curto é aquele gajo dos ídolos que os fode a todos. Dass, ca noijo de gente, caralho...

Assento da Sanita disse...

Por mim o gajo é muito suave. Ele devia era humilhá-los expondo -lhes os defeito físicos e a baixa condição social, tipo: és pobre, o teu pai era canalizador, chamas-te Silva, tens os joelhos metidos para dentro, és amarrecada, és preta, etc.

Efe disse...

Sim, sim, por aí... ahahah

Efe disse...

Ou então, virado para o paneleiro do madeirense "pá, miúdo, não cantas mal, mas és um paneleiro do caralho, vê-se mesmo que já andaste a mamar na pixota dos turistas dos cruzeiros que visitam o funchal, és parolo, és um falso simpático, não te calas e por mim vais mazé já direitinho que é para não te mandar uma azevia no meio dos olhos... BAZA,CABRÃO!"

fininhO disse...

Nelson Rosado, dos Anjos, não gostou que Manuel Moura dos Santos arrasasse a sua música na última gala de ‘Ídolos’. O presidente do júri do programa classificou o tema ‘Estou Aqui’ (interpretado por Carlos Costa) de "foleiro, azeiteiro e brega".

"Recuso-me a descer ao nível do Manuel", afirma Nelson

Efe disse...

Eish, grandes azeiteiros... O mais ridículo é que essa gente acha que tem imensa qualidade...

Efe disse...

"Os irmãos Botão de Rosa"...

Efe disse...

O Júri daquela merda devia ser aqui da Vara. Linchavam-nos em segundos...