segunda-feira, 2 de junho de 2008

The Prodigal Sun, que eu tenho a mania das grandezas

É de noite. Chove. E isto não é um guião do Klaxon. Isto sou eu de volta.

Mais que o filho pródigo, que não quer ser perdoado pelo desleixo a que votou a antiga casa paterna, reconheço com a costumeira modéstia que é virtualmente um sol que vos alumia, este meu regresso. O venerando Fernando, o Pessoa, com quem privei nos bancos da escola em Durban, escreveu um dia uma linda metáfora sobre laranjas cortadas em duas partes, uma maior e outra mais piquena, procurando mostrar ao mundo que a injustiça é um valor relativo e insignificante quando as duas partes da laranja são deglutidas por qualquer pega de beira-da-estrada que come citrinos para limpar a úvula… Vem-me (no pun intended) a metáfora à memória – prodigiosa, sim, mas já sem o frescor doutros tempos… - a propósito de o meu regresso ser um sol e vós o couval, grato pela fotossíntese que assim se processa. É a ordem das coisas e são as coisas em ordem: eu briho e o meu brilhar dá um certo viço ao vosso verdejar. Eu brilho, também, porque sempre fui atreito à oleosidade da cútis. Fosse eu gordo e mais alvo que bem me pareceria com o saudoso Carlos Wallenstein, com quem eu privei nos bastidores d’A Chuva na Areia, largando grossas gotas de suor aromatizado a sauerkraut pelas praias de Tróia… Mas agora não transpiro, que é de noite e chove. O que atesta a qualidade do meu brilhar: qual farol rasgando a tempestade, qual Estrela de Belém, qual sorriso do Paulo Portas (com quem eu nunca privei) pós-branqueamento, assim eu brilho mesmo em condições menos propícias.

Brilho desde longe; minha natureza estelar assim mo permite. Não fosse a minha reputada modéstia e tenderia a pensar que o sol nasce aqui mais cedo porque eu cá estou. No fundo, é assim a vida de um Homem Santo e modesto: largamos bênçãos às mãos cheias, como cabras obrando a caminho do curral… pequenos nódulos de alegria – pequenos miomas de êxtase… - pequenos coágulos de prazer que alegram a existencia dessa multidão da parte mais pequena da laranja. Notai, couval: tal não é feito por caridade, essa odiosa virtude. Tudo resulta de um processo natural. Por escolha ou desígnio, calhou-me a mim estar mais perto do divino e a vós mais perto da purgueira. Podia ter sido ao contrário, dizem-me, mas não foi – modestamente o assumo. É, pois, de longe que vos brindo com A Palavra. Faço-o não sem esforço e sacrifício pessoal mas faço-o, tornando o vosso próximo passo mais seguro, o vosso próximo dia mais leve, o vosso próximo contributo para a Fundação Vareta Funda mais sincero e avultado.

“É de noite. Chove. No templo de Ikedayama, Mestre Vareta vai secando cogumelos – secando na medida do possivel, uma vez que chove. Um discípulo acerca-se, voluntariando-se para substituir o Mestre na tarefa e instando-o a abrigar-se da pesada bátega. Mestre Vareta abre a palma da mão direita, deixando que a chuva ali se junte, e pespega um valente estaladão no discípulo, dizendo ‘É de noite. Chove.’”

Este pequeno e bonito koan pretende mostrar-vos o caminho e escolhi-o por ser de fácil apreensão e interpretação para os que comigo privaram e ainda estão vivos para contar. É uma mensagem de harmonia, de experienciação concreta do real – e é também uma palavra de aviso a quem ousar interromper-me quando eu estou à chuva a secar cogumelos.

É de noite. Chove. Dormirei satisfeito por vos ser tão caro.

100 comentários:

sandro disse...

Sim, lá isso é verdade. As putas de Coina são mais baratas. Mas um gajo sai de lá mal servido.
Eu não me importo de pagar caro, quero é o trabalhinho bem feito.

sandro disse...

Ah....SEGUNDOS!!!

fininhO disse...

VIVA O VALETA DA GONA FUNDA!

Nem tá frio ne orbalho, tá para aí uma chuba do caralo!

fininhO disse...

e o sandro leva na coina à vez que é um lindeza.

sandro disse...

e o fin0 mama em tudo o que é tarolo abaixo do paralelo 38; e acima, também.

g2 disse...

Senhor da Vareta Funda...

Já tinha saudades destas suas lucubrações!

Por isso, ainda bem que isto és tu de volta, Senhor da Vareta Funda.

Venha(se) sempre que lhe apetecer...

Gonçalves, o abonado disse...

Meistre!

Efe disse...

Estaladão, foda-se!

sandro disse...

...phoda-se! Assim é que é.

E aquele & ali acima entre o "p" e o "m" é das coisas mais paneleirinhas que tenho visto.
E olhem que já me sentei à mesa com o chOURAS por mais que uma vez...

g2 disse...

Sandro, até aposto que o chÔ-chÔ não te fez a vontade...

Efe disse...

Ó roto do caralho, senta-te em cima do chOURAS à vontade, escusas é de fazer reclame dessa merda. Paneleiro.

sandro disse...

Ó fp "e comercial" m,
































CALA-TE, CARALHO.

Assento da Sanita disse...

Vareta, pá! :-)

Um koan para ti:

É de noite. Chove.

Uma revoada de flores do pessegueiro.

Que eu descasco.

sandro disse...

(olha-me este a descascar o pessegueiro ao outro......)

Efe disse...

Bai lebar na Koan, pá!

sandro disse...

fp$m

fp#m

fp@m

fp*m


...vê lá se arranjas um nick de homenzinho, pá.

fininhO disse...

Olhai antes para as tetas das gajas que para a mão daquele que vos descasca o pessegueiro.

sandro disse...

Vai-te emborra choque que fazes a àgua negrra...

Gonçalves, o abonado disse...

Este Sr. fininhO é um poço de surpresas...

g2 disse...

OK, benguela, a gente vai, não te preocupes com isso.

FPM, o problema do Sandro (grande problema) é que o chOURIÇO não lhe fez a vontade. Acho que o chÔ-cHÔ não alinha nessas coisas...

fininhO disse...

Vão namorar lá pró caralho que vos foda! vão tomar banho no Sado, vão passear prá serra do Marão... VÃO.

sandro disse...

Este gêputo e o pavor que tem que o namorado deixe de olhar só para ele, são o MÁXIMO.

sandro disse...

fininh0, lembras-te de quando foi a última vez que tem mandei apanhar no nalguedo?

Pois passou a penúltima.

VAI LEVAR NA BILHA, PÁ!!!!!

fininhO disse...

Ah, estrelinha do Sado! liberta-te, grita, guincha o que te vai nessa bilha golfinheira... este bicho quando mergulha fica sempre com a bufa à tona, só vai para baixo se lhe enfiarem qualquer coisa, uma sardazita que seja na bilha...

Anónimo disse...

Clonito says:

...cambada de portadores de fístulas anorrectais!

fininhO disse...

Todas as que vês são clones das tuas, meu velho.

Anónimo disse...

clonito says:

"velho"...és tu ó veterano de falato sanitário!



(...e a Leninha por onde anda??)

Efe disse...

Está aqui na ponta da minha PIÇA!

fininhO disse...

... também tá aí na tua!?

Assento da Sanita disse...

Aléluia
Lé Ô láááá...
Aléluia...

Abanibi ôbô êbê!
Abanibi ôbô êbê botêtabá!

fininhO disse...

Ah, tá bem! a que está na minha é clone.

(ainda não lhe vi a tromba, mas o clonito incompetente como é não me admira nada que a cona que esteja aqui de costas na ponta da minha piça seja a mana dele!)

fininhO disse...

olha! o setando na snaita a cantar daquela maneira deve ter um clone teu, oh Panão, na ponta da piça!

Assento da Sanita disse...

Êcêvenecê malaichá
Ecêvenecê sigaulê

Batchi batchi batchi mula malaichá
Batchi batchi batchi mula sigaulê

Êcêvenecê malaichá
Ecêvenecê sigaulê

fininhO disse...

Não há cá pão pa malucos! Aquilo é um chamamento tribal que o Sentado, agora no Marão, chama Motumbo...

Assento da Sanita disse...

ciprinano êlê
cipriano êlê
(..bfrzblbláblá.) quitare quieto
(.hum hum hum..) quitare quieto

(enquanto meneia os quadris e esfrega a barriga:

Zon
Zon
Zon
Zon
Zon
Zeronzonzon

Zon
Zon
Zon
Zon
Zon
Zeronzonzon


Manga, banana e cola
Manga, banana e cola
Manga, banana e cola

É o que se come em Angola!

fininhO disse...

não sei, diz tu? eu cá nunca fui a Angola!

sandro disse...

A Assentadeira anda de peida arrebitada a cantar pelas vielas a ver se dá de costas com algum nado no Bailundo.

fininhO disse...

Olha quem fala! É a Assentadeira, é o Panão e és tu!

Anónimo disse...

clonito says:

...e o surfista floreado??...já foi com a hepatite k o pariu...??

Pedro disse...

Prrrróp!!!!!!!!
Hepatite?
Olha lá, oh boquinha d'anjo, curas hemorróidas??????

Não há fome que não dê em fartura, nem fartura que não dê em enjoo.

é por isso que nunca as degusto.

Às farturas.

sim, que as hemorróidas são assunto teu.

Cambada de conas de sabão de bufas lassas e hálitos meitosos, que passaindes aqui todo o santo dia e a santa noite a esgrimir porcarias insossas uns contra os outros.

Ajoelhai e suplicai o perdão de Santa Hermengarda, a que ameaçava com o Inferno mas acabava sempre a dar a Bernarda!

Anónimo disse...

clonito says:

...ouve lá ó Pedrinho (k fofura)...hemorroidas não curo...apenas insatisfação sexual feminina...credenciado pela escola Luso-Brasileira "Beija-me na Flôr, vem"

...se não tivesses trilhado a hemorroida na porta do carro do Motumbo...nada disso teria acontecido...acredito k deve ser dificil vestires o teu fatinho de lycra/surf...mas podes substituir o cordel da prancha pela hemorroida

Dum Dum disse...

Bzzzzzzzzzzzz

Belogue bué da nice!
Sois uma trupe bué estrogénea, mas bem cueza. Ficarei atento às vossas prevaricassões blogásticas.
O bock e o Adas são os maiores, claro - e isto não sou eu a semiar a descórdia entre vós, mas apenas a ter um singelo acumetimento de antiga paichão.


Que São Megabaite, padroeiro dos belogues, vos abenssoe!

(se acham que a minha ortugrafia é ruim haviam de ver a minha caligrafia. Inté mete empressão!)

g2 disse...

Bem, isto vai andando...

Bons dias, cambada...

Ó dum-dum, só três coisas, que são a primeira e a segunda:

1 - Paixão escreve-se com X.

e,

2 - Á um contraçenso entre o teu nome e a e o teu dezenho. Ou bem que és du-dum, ou bem que és abelinha. Ora vêe lá isso e dessidete.

Efe disse...

Será um mosquito travesti?

g2 disse...

Deve ser!

Travesti é o mesmo que paneleiro???

sandro disse...

Nop.
Travesti é o mesmo que chOURAS. Paneleiro é o mesmo que clonito.

Efe disse...

Depois trituras essa merda e dá um SANDRO.

Anónimo disse...

(O sandro é uma bicha muita maluca)

sandro disse...

tiveste um piadão do caralhão, ó maronês.

e na bufa, hoje? já levaste?

Anónimo disse...

este sandrinho conhecido no pinhal da Coina por Sanguessuga de Beita, anda sempre a sondar a concorrência

Anónimo disse...

clonito says:

...e conas nadas...só coirões!

sandro disse...

...é mandares pra cá a tua irmã.

Chimeer disse...

Continuaides "fofinhos"!!

Plim...

fininhO disse...

OLHA A CHIMEER... EHEEHEH CONA!

plim...

g2 disse...

CHIMEER!!!!!!!!!!!!!

Claro que continuamos fofinhos!!!

E tu? Linda, como sempre???

hehe...

Anónimo disse...

Ena! Ena!

Este cantinho fez uma plástica!
Está fantástico.

Ora vivam todas e todos, que já tinha saudades...

g2 disse...

Olha...

Isto vai-se ajeitando.

tt, não deixes de voltar, ouviste???

Anónimo disse...

clonito says:

LENINHA e a Chimeer! upa upa

Anónimo disse...

clonito... pimba, pimba!

g2 disse...

Pá, malta, uma grande notícia, esta manhã.
A GALP baixou o preço do "gasoil" em 1/2 cêntimo!!!

Vou já ali à "bomba" mais próxima atestar o meu carro.
Ah! ganda GALP, caralho! Assim é que é...

Bons dias, pessoal!

Anónimo disse...

O comento das 10h30 não é do g2, penso eu de que.

Bom dia e viva o tempo bom :)

Off topic: já repararam que não há crise em Portugal? O Rock in Rio tem estado sempre esgotado e os bilhetes para a Mandona estão aqui estão a esgotar. Viva a cólidade de vida em Portugal.


pachita

Gloriosa disse...

Crise?!!
Que crise!?!!

Anónimo disse...

PÓ CARAAAAAAAALHO! PÓ CARAAAAAAAAALHO! PÓOO CAAAARAAAAAAAAAAAAAALHO!

sandro disse...

Á pá sóce, salga mas é isse ...

Anónimo disse...

O sandre tem sal na bilha...

sandro disse...

Ai, ai, ai Arrenalde,.... ai Arrenalde,... ai Arrenalde......tirra,
tirrra tirrrrrra , tiiiiiiiiirrrrrrrraaaaaaaaaaaa, tem grrãsinhe
d`arreia.......

Anónimo disse...

Pachita, pensas mal, penso eu de que...

Mas pensas bem no que diz respeito à crise. Qual crise???

Toma lá um beijinho para saberes que sou mesmo eu :)

g2

Anónimo disse...

'Apito Final' ainda pode envolver Benfica e Vieira

ehehehehe!

O processo 'Apito Final' ainda não está fechado. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deixou em suspenso dois processos e aguarda agora as conclusões do inquérito que a Procuradoria-Geral da República instaurou tendo como base o 'dossier' 'Apito Encarnado'.

'Apito Encarnado'... ahahahahahaha!

Chimeer disse...

Qual crise?!?!?!

A bandeirinha tapa a dita.

E tudo o resto. A malta agora quer é Turcos!

Saudações, pás.

sandro disse...

Fino, já foste lá à vossa sala de troféus ver o exemplar da Carlsberg Cup?


(tenho um piadão...)

sandro disse...

A malta quer é o gasóleo a metade do preço, mazé.


(tá o calorrr à patada....)

Anónimo disse...

Carlsberg Cup!? Essa merda bebe-se?

Gloriosa disse...

Oláaaa...gente deste povo....!!

sandro disse...

Há outro?

Eu cá sou do do Poeta Alegre.

Anónimo disse...

oláaa... Gulosa!

Anónimo disse...

g2, desculpa.Como falaste no carvalho e não costumas falar nele nem noutros nomes daqueles que só se dizem quando se é maior de idade, pensei que não tivesses sido tu (epá, esta frase soa-me uma beca mal, mas estou sem tempo para corrigirzia).

(Tá um calor buéda tótil, isto tá bom é mazé ir para a praia)

Bubu (só para o J'ai Deux. ;))

g2 disse...

Pronto, BuBu, de vez em quando uma pessoa passa-se, não tens que pedir desculpa...

E andas a ver "v" a mais :)

Anónimo disse...

Não ando não, g2. Vai lá ver o teu comento das 10h30.

Ai...


Bubu

sandro disse...

quem escreve "vez" devia ir bater com os cornos num granito até os miolos lhe ficarem de fora da caixa craneana....

fininhO disse...

(tu não vês é ultimamente a javardiçe com que este puto tarado nos atafulha o mail)

mamas mas não choras...

6 de Junho de 2008 16:10

fininhO disse...

Podes crer, cona!

fininhO disse...

O sandre faz piquete a apanhar na bufa dos peixeiros todos de Setúbal em greve... à vez.

sandro disse...

cona? gosto bué.

dizem que a Lara Li ainda gosta mais do que eu...

sandro disse...

piquete???? naaaaa....

min! min! é que é...

fininhO disse...

os peixeiros pagam-te em mines?

Anónimo disse...

Olaaaa pessoal!

Efe disse...

Já se deixavam de PANELEIRICES, NÃO??!!

Chimeer disse...

Tantos piropos "fofinhos"!

fininhO disse...

ainda não, podes entrar... o sandre já aí vai ter contigo, tá ali quase acabar um peixeiro e vai já.

fininhO disse...

Não queres experimentar um clone dele? O gajo fez para ali uma catrefada de clones dele que é para poder estar presente em todo lado que haja piquetes de greve pela noite dentro, de sul a norte, e vai ter de fazer mais porque agora vem aí os camionistas e os cus sandro já não dão para as encomendas.

Efe disse...

Mais o rótinrio, superbocksupercock e depois ruma a norte para aviar o people do sarrafos em festa 2008! Arre cu, dass...

fininhO disse...

Arre...

Efe disse...

Serralves.

fininhO disse...

vais atacar para serralves?

Efe disse...

Vou. Ao pé da horta. Aparece. As couves estão enormes.

Anónimo disse...

BuBu, já fui ver e mantenho o que disse: andas a ver "v" a mais. Ora repara lá bem...

;)

Bom fim de semana, BuBu...

g2

Anónimo disse...

Experiência...

g2

Pedro disse...

Feira do Livro
Ed. Não sei quê
Pavilhão tal e coiso
A América Furtivamente
Henry Cartier Bresson
25€

Crise?


Qual crise??


VIV'A GALP, CARAAALHOOOOOOOOOOO!!!!

Pedro disse...

Cambada de paniscos com silicone nas nalgas, passam o dia todo aqui a esgaramentear a laustríbia como se não houvesse amanhã, na fútil e vã esperança de que alguém vos pegue nisso.

Acordem, foda-se, caralho, pá.

... e não se esqueçam: alcagoitas é giro.

Pedro disse...

Tenho sede.
...e no entanto estou a beber água em quantidades nada singelas.

...ele há coisas do caralho.